terça-feira, 20 de maio de 2008

O Começo de Tudo

Em 1880 , Vincent decidiu seguir a sugestão do seu irmão Theo e levar a pintura mais a sério. Ele partiu para Bruxelas para tomar aulas com Willem Roelofs, que o convenceu de tentar a Academia Royal de Artes. Lá ele estudou um pouco de anatomia e de perspectiva.
Em 1881 , Van Gogh mudou-se com a família para Etten. onde ficou amigo de Kee Vos-Stricker, sua prima e filha de Johannes Stricker. Ao pedi-la em casamento, ela o recusou com um energico "nunca". Porém, Van Gogh insistiu em sua idéia, o que gerou conflitos com seu pai. No final do mesmo ano, Vincent partiria para a Haia.
Na Haia, ele juntou-se a seu primo, Anton Mauve , nos estudos de arte. Envolveu-se com uma prostituta grávida e já mãe de um filho, conhecida como Sien. Quando o pai de Van Gogh soube do relacionamento do filho, exigiu que ele a abandonasse.
Em 1883 mudou-se para Nuenen (Holanda) onde se dedicou à pintura. Lá se apaixonou pela filha de uma vizinha, Margot Begemann. Eles decidiram se casar, mas suas famílias não aceitaram o casamento. Margot então tentou o suicidio.
Em 1885 o pai de Van Gogh morreu de infarte. Neste mesmo ano ele pintou aquela que é considerada a sua primeira grande obra:Os comedores de Batatas.Em novembro do mesmo ano, muda-se para Antuérpia.
Com pouco dinheiro, ele preferia mandar dinheiro para Theo em Paris, para que este lhe enviasse material de pintura, a comer uma boa refeição. Enquanto estava em Antuérpia, dedicou-se ao estudo das cores e visitou museus, apreciando trabalhos principalmente de Peter Paul Rubens , e tornou-se um bebedor freqüente de abiscinto. Foi nesta altura que entrou em contacto com a arte japonesa da qual se tornou fervoroso admirador e que posteriormente o influenciaria pelas cores fortes e uso das linhas.
Em 1886,matriculou-se na Ecole des Beaux-Arts de Antuérpia.


Na Primavera de 1886, Van Gogh mudou-se para Paris , onde dividiu um apartamento em Montemartre com Theo. Depois, os dois mudaram-se para um apartamento maior na Rue Lepic, 54. Por alguns meses, Vincent trabalhou no Estúdio Cormon, onde conheceu os artistas John Peter Russell,Émile Bernard e Henri de Toulouse-Lautrec, entre outros.
Naquela época, o impressionismo tomava conta das galerias de arte de Paris, mas Van Gogh tinha problemas em assimilar esse novo conceito de pintura. Vincent e Émile Bernard começaram o uso da técnica do pontilhismo inspirados em Georges Seurat.
Em 1887, conhece Paul Gauguim , e mais para o final do ano expõe em Montremartre.No próximo ano, decide mudar-se de Paris.

Nenhum comentário: